Menu Fechar Menu
Icone Telefone Icone Whatsapp Televendas 62 3092.5700
Voltar

Você sabe a diferença entre Vida Útil e Garantia?

Na construção civil, a vida útil é o tempo estimado pelo projetista para que o elemento construtivo continue atendendo aos requisitos de uso e desempenho da Norma NBR 15575 e outras relacionadas, levando em consideração o material utilizado, projeto, execução e manutenção. A garantia, por outro lado, é o compromisso do fabricante em reparar ou substituir o produto caso haja algum problema com ele. Embora as duas coisas possam parecer similares, existem algumas diferenças importantes entre elas.

Neste artigo, vamos abordar as principais diferenças entre vida útil e garantia, para que você saiba como escolher o produto certo para suas necessidades.

Qual a diferença entre vida útil e garantia?

Muitas vezes, quando nos referimos a produtos ou sistemas construtivos, há confusão acerca das diferenças entre a garantia e a vida útil. A garantia é o período de tempo durante o qual o fabricante assume a responsabilidade de reparar ou substituir o item se ele falhar ou apresentar defeitos. No entanto, essas garantias geralmente são limitadas ao uso adequado.

A vida útil, por outro lado, é definida como o tempo esperado entre a construção de um edifício e a necessidade de recondicionamento ou reposição. De acordo com a norma de construção, a vida útil de uma estrutura construtiva é esperada ser de 50 anos. Isso significa que, ao longo desses 50 anos, um elemento construtivo poderá sofrer danos, desgastes comuns ao uso ou ausência de manutenção, mas nenhum item ou sistema deverá necessitar de reparo ou substituição. Portanto, a vida útil de um edifício é muito maior do que qualquer garantia existente.

Quais os fatores que influenciam a vida útil de um produto?

A vida útil de um produto é determinada por uma série de fatores, que se relacionam diretamente com a definição do projetista da construção, como por exemplo, o material utilizado, o projeto, a execução e a manutenção do sistema construtivo. Quando se trata da construção civil, os principais fatores que influenciam a vida útil de um produto envolvem: a qualidade dos materiais usados e a forma como eles são aplicados; a execução dos projetos, que em geral deve seguir as normas de engenharia vigentes ou indicações do fabricante; o tipo de manutenção realizada, que deve ser programada periodicamente e ser efetuada por profissionais qualificados; e as condições climáticas nos locais onde o produto é armazenado. É extremamente importante que todos esses fatores sejam considerados, visto que a vida útil de um produto está diretamente ligada à sua qualidade e segurança.

Assim, ao realizar uma impermeabilização, é preciso levar em conta a escolha correta dos materiais, o cuidado na execução dos projetos, e a manutenção seguida do sistema construtivo. Logo, é essencial que você conheça os produtos da Impertudo para saber exatamente qual é o melhor para a sua obra. Neste blog existem várias orientações sobre como utilizar diversos produtos quando for impermeabilizar a sua construção, clique em Dicas e saiba mais!

Autora: Eng. Stefany Mahara e Eng. Wigor Lima, Ambos Especialistas Em Impermeabilização pelo Instituto IDD

Data: 05/02/2023