Menu Fechar Menu
Icone Telefone Icone Whatsapp Televendas 62 3092.5700
Voltar

Manta Líquida Impermeabilizante: Uma solução prática e eficiente para proteger suas superfícies

A Manta Líquida, também conhecida como Membrana Acrílica, é um impermeabilizante que oferece uma solução prática para a proteção de superfícies, tais como coberturas sem trânsito, lajes de concreto armado, telhas de fibrocimento, estruturas de concreto armado, abóbadas, pisos de área frias, jardins, piscinas e reservatórios. Esta solução é muito benéfica para quem procura agilidade no processo de impermeabilização, mas apresenta desvantagem na periodização de manutenção do sistema de impermeabilização.

Neste artigo iremos abordar sobre:

- O que é uma manta líquida impermeabilizante?

- Quais são as principais vantagens da membrana acrílica impermeabilizante?

- Onde aplicar a membrana acrílica?

- Conheça os erros mais comuns da aplicação da membrana acrílica (manta líquida)!

 

O que é uma manta líquida impermeabilizante?

A nomenclatura "Manta Líquida" é um termo criado com o intuito de promover a sensação de que sua durabilidade e eficácia são equiparadas à de uma manta asfáltica. No entanto, o termo comercialmente conhecido como "manta líquida" se refere, na realidade, à membrana acrílica.

De acordo com a Norma ABNT 9575, manta é definida como um produto impermeável pré-fabricado que se obtém por processos industriais, como calandragem ou extrusão. Exemplos destes são manta asfáltica, manta PVC e manta EPDM. Por outro lado, os materiais moldados no local são denominados membranas, de acordo com a norma supracitada, existem 14 tipos de membranas.

A membrana acrílica é um produto composto por emulsão acrílica em seu estado líquido e com a consistência viscosa. Tem a vantagem de poder ser aplicada a frio e possui propriedades de elasticidade, flexibilidade e aderência.

 

Quais são as principais vantagens da membrana acrílica impermeabilizante?

A membrana acrílica é uma solução rápida e eficaz para a impermeabilização de vários tipos de áreas. Uma vantagem importante desta solução é que o custo inicial é menor do que a manta asfáltica. Além disso, o tempo necessário para aplicar a manta líquida é menor do que o de outros materiais, o que significa que os custos de mão-de-obra são reduzidos.

A resistência e a durabilidade da manta líquida também são excelentes caso forem aplicadas em locais apropriados e a membrana pode ser aplicada em concreto, alumínio e madeira. Se você já está considerando aplicar a membrana acrílica na sua obra não deixe de entrar em contato com o representante da Impertudo, com a gente você terá a melhor escolha do mercado para a sua realidade.

 

Onde aplicar a membrana acrílica?

A estanqueidade é um dos princípios fundamentais da construção. Por isso, para que os edifícios sejam seguros e duráveis, as paredes, as fundações, os telhados, os muros e outras áreas devem ser adequadamente impermeabilizadas para protegê-las da água. A membrana acrílica impermeabilizante tem se mostrado uma excelente opção para garantir a estanqueidade, pois é resistente à água.

De acordo com os fabricantes que a Impertudo trabalhada, o uso da membrana acrílica é indicado para os seguintes locais:

·         Jardins

·         Varandas

·         Áreas molhadas (banheiro, cozinha e área de serviço)

·         Lajes e terraços, sendo necessário proteção mecânica

·         Madeira

·         Cobertura sem trânsito de pessoas e carros

·         Telhas de fibrocimento

·         Proteção superficial de estruturas de concreto armado

·         Abóbodas

 

Conheça os erros mais comuns da aplicação da membrana acrílica (manta líquida)!

A garantia de estanqueidade desse sistema de impermeabilização não é atingida quando se erra na base que o produto será aplicado. De acordo com a maioria dos fabricantes é necessário que quando a aplicação da membrana acrílica for em laje de concreto armado, a cura deve estar com no mínimo 28 dias sem irregularidades e materiais soltos. A aplicação também se tornará ineficaz quando houver presença de mofos, musgos, pó, fuligem óleos, graxas, trincas e fissuras.

Outro erro comum ao executar a impermeabilização com membrana acrílica é não executar a impermeabilização no rodapé. Sendo que estes deverão ser arredondados, de forma a permitir o ajuste contínuo da impermeabilização de membrana acrílica. Além disso, é necessário que a impermeabilização continue nos primeiros 30 cm de alvenaria.

A membrana acrílica impermeabilizante é uma solução prática e eficiente para proteger suas superfícies de danos causados pela água. Com a impermeabilização, é possível evitar que a água penetre e danifique o substrato, o que pode ocasionar prejuízos financeiros e estruturais. Por isso, é importante contar com o apoio de uma empresa especializada na venda desse tipo de material, como a Impertudo.

Entre em contato com a Impertudo e compre a membrana acrílica ideal para proteger a sua superfície!

 

Autora: Eng. Civil Esp. Em Patologias Alliny Izabely Do Vale Portes