Menu Fechar Menu
Icone Telefone Icone Whatsapp Televendas 62 3092.5700
Voltar

Proteja sua casa com a impermeabilização da laje: saiba como!

Para construtores, a impermeabilização é um grande desafio, pois nenhum deles deseja ter o histórico de que constrói imóveis com infiltração, certo? A solução para esse problema vem da tecnologia, com produtos cada vez mais eficientes e duráveis. Com eles, é possível proteger qualquer tipo de edifício contra a entrada da água, garantindo a segurança dos moradores e a qualidade do investimento.

Neste artigo, vamos abordar sobre como proteger sua construção fazendo a impermeabilização da laje. Você vai aprender o que é impermeabilização, quais os materiais mais indicados para diferentes tipos de lajes e onde encontra-los.

A laje é uma estrutura localizada no teto que pode ser utilizada como divisor entre andares ou no telhado. Além disso, tem uma ampla variedade de aplicações, pois pode servir de suporte para outras construções, oferecer proteção contra intempéries, bem como servir de estacionamento, área de lazer ou local para passeio.

Para que a laje possa cumprir todas as suas funções, é indispensável que ela seja impermeabilizada. A impermeabilização da laje é uma medida de segurança que impede a penetração de água para o interior da construção, protegendo o interior do edifício contra a goteiras, corrosão e lixiviação. Além disso, a impermeabilização também é importante para garantir a estanqueidade nas áreas que tem contato com água, como piscinas, garagens e áreas molhadas.

Na seleção do material mais apropriado, é necessário considerar o uso que será dado à laje. Se o objetivo for estacionar carros, é preciso optar por uma impermeabilização com proteção mecânica, diferente daquelas usadas em locais onde o acesso é restrito. Isso pois, no primeiro caso, há ações mecânicas, ao passo que, no segundo, há transeuntes em raríssimas ocasiões.

Após definir o uso que será dado à laje, é necessário determinar qual dos três grupos de impermeabilização será a mais adequada: rígida, flexível ou semiflexível. A impermeabilização rígida é indicada para locais isentos de grandes movimentações, vibrações ou impactos. Em contrapartida, a impermeabilização flexível tem como objetivo garantir maior durabilidade às áreas que experimentam mudanças de temperatura e vibração. Por fim, a impermeabilização semiflexível, ainda não regulamentada, não é aconselhável para superfícies que passam por expansão térmica e/ou que tenha trânsito de pessoas e equipamentos.

Para proteger sua casa da umidade e do tempo, é importante impermeabilizar a laje. A impermeabilização da laje é uma das formas de se prevenir problemas estruturais na edificação, como trincas e rachaduras. Além disso, a impermeabilização impede a entrada de água e deixa sua casa mais resistente aos agentes externos. Se você está interessado em impermeabilizar a laje da sua casa, entre em contato com um representante da Impertudo

 

Autora: Eng. Civil Esp. Em Patologias Alliny Izabely Do Vale Portes