Menu Fechar Menu
Icone Telefone Icone Whatsapp Televendas 62 3092.5700
Voltar

Camada Separadora

No artigo sobre CAMADAS IMPERMEÁVEIS publicado nas DICAS da Impertudo vimos que para a impermeabilização ser completa é necessário colocar corretamente as diferentes camadas que a compõem. Estas incluem o alinhamento do substrato, o isolamento mecânico, a camada separadora, a camada drenante, a camada amortecedora e a camada de berço.

Neste artigo iremos abordar sobre a camada separadora, fique de olho nos próximos artigos para saber mais a respeito das últimas três camadas mencionadas!

Você já se perguntou qual é a função exata de cada camada da Impermeabilização?

Muita gente não sabe exatamente como essas camadas funcionam, quais são os materiais utilizados e por que ela é tão importante. Nesse artigo, vamos abordar os fundamentos da camada separadora, quais materiais a Impertudo indica, os benefícios que ela traz às construções e o que acontece caso houver falha na camada separadora.

O que é a Camada Separadora na Impermeabilização?

A Camada Separadora atua como barreira, evitando que outros materiais se liguem à camada impermeável, evitando furos, rasgos e outras possíveis deteriorações na camada impermeável. 

Figura 1 - Exemplo de camada impermeabilizante do sistema de impermeabilização.

 

A localização da camada separadora pode variar conforme a especificação dos produtos aplicados, a concepção do projeto e o espaço a ser impermeabilizado. Ela pode ser aplicada diretamente sobre a camada impermeabilizante ou após a camada de isolação térmica. Essa variação na localização da camada separadora deve atender a Norma 9574:2008, na qual diz que a camada separadora ou drenante deverá ser executada nos locais onde exista a possibilidade de agressão mecânica.

 

Como Escolher a Camada Separadora Certa?

É importante entender que não existe uma única escolha para todos os casos, pois cada projeto tem suas próprias necessidades e requisitos. Você deve, portanto, ponderar cuidadosamente os fatores abaixo para escolher a camada separadora certa:

• O ambiente: A camada separadora escolhida para uma área temperada pode não ser adequada para áreas mais frias ou áreas com neve e chuva.

• Uso: Se a camada separadora for usada em áreas com grande tráfego, escolha um material resistente, que não desgaste ou deteriore facilmente.

• Custo: Avalie as opções disponíveis e encontre a opção mais barata com boa qualidade.

• Durabilidade: Escolha um material que seja resistente a longo prazo, e que evite encolhimento, separação ou rachaduras, mesmo em condições climáticas extremas.

 

Quais produtos de aplicação da camada separadora a Impertudo oferece?

Como vimos anteriormente, a camada separadora atua como barreira física, por isso, ela pode ser feita de geotêxteis, de polietileno ou de polipropileno. Com esses materiais será possível realizar uma superfície lisa, regular e protegida.

 

A Impertudo oferece três tipos de produtos para serem aplicados como camada separadora:

  • Filme de polietileno: https://www.impertudogo.com.br/produtos/produto-43-camada-separadora/
  • Geotêxtil Brancos: https://www.impertudogo.com.br/produtos/produto-176-geotextil-branco-50-gr/
  • Geoflex: https://www.impertudogo.com.br/produtos/produto-176-geotextilbranco-50-gr/

 

É importante escolher a camada separadora certa para o ambiente e a aplicação, se você deseja evitar infiltração de água e proteger as superfícies dos danos causados pela água. Uma solução eficaz para todas estas necessidades é a Impertudo, que oferece uma gama de produtos de alta qualidade para cada tipo de superfície. Por isso, conheça agora a Impertudo e descubra como ter uma camada separadora de qualidade e durabilidade inigualável.

Autora: Eng. Civil Esp. Em Patologias Alliny Izabely Do Vale Portes 
E Coautor: Eng. Civil Esp. Em Impermeabilização Wigor Lima