Menu Fechar Menu
Icone Telefone Icone Whatsapp Televendas 62 3092.5700
Voltar

O que é e como funciona uma camada drenante do sistema de impermeabilização?

Esta camada drenante é um componente vital de qualquer construção envolvendo terra, raiz e água. Essas camadas são projetadas para direcionar a água da superfície para um dispositivo de drenagem e evitar problemas como inundações e erosão. Neste artigo, vamos discutir os componentes de uma camada de drenagem, sua aplicação no setor da construção civil e as melhores práticas [https://www.impertudogo.com.br/dica/4-floreiras/] para certificar-se de que ela funciona corretamente.

 

O que é uma camada drenante de impermeabilização?

A camada drenante é utilizada com objetivo de permitir o escoamento adequado da água, evitando que fique retida na superfície impermeabilizada. Essa camada é primordial para a impermeabilização de estruturas, principalmente em regiões suscetíveis a alagamentos e altos níveis de umidade.

 

Por que a camada drenante é necessária?

A principal função da camada drenante é proporcionar uma via para o escoamento da água, direcionando-a para sistemas de drenagem adequados, como canaletas, ralos ou tubulações. Dessa forma, a camada drenante contribui para a preservação e prolongamento da vida útil da impermeabilização, pois bloqueia a passagem de raízes, pedras ou outros materiais que possam obstruir os ralos e tubulações.

 

Onde é necessário o uso da camada de drenagem? 

A camada de drenagem deve utilizada em jardins e áreas ajardinadas, para permitir o escoamento de água de irrigação, prevenir o encharcamento do solo e impossibilitar a obstrução das saídas de água. Outro local é em construção com subsolo, pois a camada drenante é aplicada na vertical para evitar a infiltração de água do solo e permitir o escoamento correto.

É importante ressaltar que a necessidade de uma camada drenante varia de acordo com o projeto específico e as condições do local. O dimensionamento e a localização da camada drenante devem ser definidos em conformidade com as normas técnicas e considerando as características da estrutura e o regime de águas pluviais da região

 

Quais os materiais utilizados para uma camada drenante?

Existem diferentes tipos de materiais utilizados como camada drenante, tais como geocompostos drenantes, mantas drenantes, britas, cascalhos ou argila expandida.  Esses materiais possuem características específicas que permitem o escoamento eficiente da água, ao mesmo tempo em que fornecem suporte e estabilidade para a camada de impermeabilização.

Além disso, é fundamental que a camada drenante seja protegida contra a obstrução por materiais finos ou raízes, por meio do uso de geotêxteis ou protudos anti-raiz, garantindo assim a sua eficiência ao longo do tempo.

 

A Impertudo oferece os materiais necessários para realizar a camada de drenagem na sua obra. Confira os produtos abaixo:

  • O Geocomposto de Drenagem é um completo sistema de drenagem, substituindo o uso de espessas camadas de brita, https://www.impertudogo.com.br/produtos/produto-135-geocomposto-drenante-2l/
     
  • GEOFLEX destaca-se seu uso em sistemas de filtração e drenagem, no controle de erosão, em proteção costeira de margem de rios e canais. https://www.impertudogo.com.br/produtos/produto-47-geoflex/
     
  • DENVERTINTA ANTIRAIZ é uma tinta à base de asfalto modificado com aditivos repelentes que inibem o ataque de raízes aos revestimentos e estruturas
     

Autora: Eng. Civil Esp. Em Patologias Alliny Izabely Do Vale Portes 
E Coautor: Eng. Civil Esp. Em Impermeabilização Wigor Lima